Data e Analytics: tendências para o ano de 2021
Tempo de leitura: 7 min

Para cada dor da humanidade, a criatividade e a busca por soluções mostra-se cada vez mais um resultado lógico em uma equação. A pandemia, embora já tenha castigado com centenas de milhares de mortes pelo mundo, acelerou processos organizacionais que provavelmente levariam metade de uma década para serem colocados em prática. Em Data e Analytics, não foi diferente.

Quando falamos em Dados e Análise, a relação com ferramentas que possam gerar insights é automática. Gigantes da área de tecnologia já utilizam-se de Machine Learning (ML) há muito tempo para analisar o comportamento dos usuários na rede. No entanto, o ML é apenas um dos recursos para os negócios das empresas serem mais ágeis para identificar as tendências de mercado.

O gerenciamento de dados e as evoluções tecnológicas para acompanhar essa necessidade levaram ao aumento de investimentos na área. A velocidade com que as mudanças ocorrem deixará para trás aqueles que não conseguirem lidar com decisões baseadas em processos analíticos e não conseguirem utilizar o volume de informações disponíveis a seu favor.

O que esperar em Data e Analytics para este ano?

Fonte:https://gartner.com/smarterwithgartner

IA escalável, mais responsável e inteligente

Uma inteligência artificial escalável, mais responsável e inteligente permitirá melhores algoritmos de aprendizagem, sistemas interpretáveis ​​e menor tempo de valorização. Isso significa que a tecnologia de IA deve ser capaz de operar com menos dados por meio de técnicas de “small data” e aprendizado de máquina adaptável.

Esses sistemas de IA também devem proteger a privacidade, cumprir os regulamentos federais e minimizar o preconceito para apoiar uma IA ética. Esta é uma das mais fortes tendências em Data e Analytics para 2021.

Dados e análises combináveis

O objetivo de dados e análises combináveis ​​é usar componentes de vários dados, análises e soluções de IA para uma experiência flexível e fácil de usar que permitirá aos líderes conectar insights de dados a ações de negócios. Encorajam a colaboração e desenvolvem os recursos analíticos da organização, aumentando o acesso as análises.

Inteligência de decisão projetada

A inteligência de decisão é uma disciplina que inclui uma ampla gama de tomadas de decisão, incluindo análises convencionais, IA e aplicativos complexos de sistemas adaptativos. Isso permite que as organizações obtenham mais rapidamente os insights necessários para conduzir ações para os negócios.

Dados e análises como a essência do negócio

Os líderes de negócios estão começando a entender a importância do uso de dados e análises para acelerar as iniciativas digitais. Em vez de ser um foco secundário – concluído por uma equipe separada – os dados e análises estão mudando para uma função central onde todos os componentes da organização estão conectados aos resultados das pesquisas e tomadas de decisão.

Dados e análises na ponta

À medida as tecnologias de análise de dados começam a viver fora do data center tradicional e dos ambientes de nuvem, elas se aproximam dos ativos físicos. Isso reduz ou elimina a latência para soluções centradas em dados e permite mais valor em tempo real. Transferir dados e análises para a ponta abrirá oportunidades para que as equipes de dados escalem recursos e entendam o impactos nas diferentes áreas do negócio.

A ascensão do consumidor ampliado

Os painéis de Data e Analytics predefinidos e a exploração manual, ainda bastante presentes em algumas organizações, serão substituídos por insights automatizados, conversacionais, móveis e gerados dinamicamente, personalizados para as necessidades do usuário. Isso muda o cenário de conhecimento dos insights de um punhado de especialistas em dados para qualquer pessoa na organização.

Transforme seus dados com a Boxnet!

A plataforma Boxnet realiza o cruzamento das mais diversas fontes de dados de forma personalizada. Assim, oferece uma visão completa, detalhada, precisa e em tempo real dos resultados dos negócios.

A partir de dashboards interativos, é possível acompanhar os indicadores e conferir quais são os pontos positivos e de atenção para antecipar tendências, mudar estratégias e tomar melhores decisões para o futuro.

Usamos a tecnologia e o business analytics para entregar a inteligência estratégica que cada negócio precisa.

Entre em contato e comece hoje mesmo a transformação analítica do seu negócio!

Compartilhe:

Jéssica Dias Synthes

Sobre o autor

Analista de Conteúdo e Clientes Pleno na Boxnet. Pós-graduanda no curso de especialização em Big Data e Comunicação, bacharela em Comunicação Social - Jornalismo e Tecnóloga em Design Gráfico. Experiências anteriores em Comunicação Interna, Marketing Digital e Assessoria de Imprensa.

Posts relacionados
Data Storytelling: Contando...

Vivemos cercados de informações, o tempo todo recebemos centenas delas....

Leia mais >

Entre em contato

Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.