Última atualização: 5 de abril de 2021
Tempo de leitura: 3 min
A disponibilidade de grandes volumes de informações, a multiplicação das mais variadas fontes e a necessidade de entregar análises e resultados em intervalos de tempo cada vez menor, impulsionaram o desenvolvimento de aplicações de inteligência Artificial (IA). Usuários e consumidores cada vez mais exigentes, desconfiados e muitas vezes infiéis fazem a composição da sociedade atual. As instabilidades dos mercados exigem consistência na comunicação e profissionais preparados para fazer frente a esses novos desafios. Você está preparado?
De uma maneira simplificada, podemos dizer que a inteligência artificial é um sistema que toma decisões autônomas, simulando o funcionamento dos cérebros humanos. Isso inclui aprendizagem, raciocínio, resolução de problemas, compreensão da linguagem e percepção de uma situação ou ambiente. Muita coisa já foi desenvolvida e está à disposição do mercado de comunicação corporativa, para apoiar os gestores em soluções que poderão fazer a diferença para a marca e para a própria estrutura de comunicação.
Assim como a internet mudou a estrutura da nossa sociedade, a inteligência artificial alterará o nosso comportamento. Todos os modelos de negócios, processos de produção e oferta de produtos e serviços de comunicação serão impactados. As empresas terão de se apropriar das tecnologias, de novas ferramentas e utilizar todos os meios de interação com os públicos de seus clientes. Profissionais multitarefas já estão se preparando e se desenvolvendo para novas competências. Certamente o impacto destas novas tecnologias apresenta algumas ameaças, mas também infinitas oportunidades.
Quando olhamos para a comunicação de maneira global e estratégica, esperamos eficácia na excelência dos relacionamentos e na gestão do negócio. A comunicação corporativa atua nos processos da organização, bem como em seus desempenhos. Contribui para a integração dos colaboradores e de suas lideranças. Controla as crises. Reflete na imagem empresarial, otimizando os serviços, aumentando a produtividade e, sobretudo, influencia os indicadores financeiros. Quando a comunicação falha, a empresa sofre.
Muitos líderes, gestores, profissionais e investidores começam a entender o poder da inteligência artificial nas empresas, principalmente na importância de traçar estratégias personalizadas de comunicação. O atual desafio é desenvolver uma forma de trabalharem em conjunto. Monitoramento da mídia tradicional, das redes sociais, desenvolvimento de algoritmos, de métricas, estruturas de SEO, exposição da marca, busca orgânica, campanhas, audiência, confecção de releases, hashtag, conversão, blog post, taxas de retenção e rejeição, listas de e-mail, geração de leads, qualidade dos veículos, enfim, essas e muitas outras atividades, estão sendo transformadas com a aplicação da IA.
Em um mundo onde é difícil identificar o que é espontâneo, possuir informação de qualidade é fundamental para compreender cenários, mensurar resultados e planejar as ações. No entanto, o que vai mesmo determinar o sucesso da comunicação é o conteúdo. Repetir informações, replicar mensagens, copiar e colar textos, agir com base em código binário são especialidades dos robôs, mas, por enquanto, quando falamos de geração de conteúdo, não há no mundo máquina capaz de ter consciência e sentimentos como nós humanos.
Os múltiplos investimentos estão aí, em inovações, tecnologias e novos serviços, buscando oferecer suporte e respostas há muito demandadas pelas áreas de RP. Uma rápida pesquisa poderá surpreender quanto às boas alternativas existentes. Então saiba que há inúmeros caminhos para avançar, pois o mercado já dispõe de alternativas para te apoiar nesse campo. Você define até onde quer ir.
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