O Inbound PR e a transformação digital nos negócios
Tempo de leitura: 5 min

Você já deve ter ouvido, pelo menos uma vez, o termo Inbound Marketing – conhecido também como Marketing de Atração – focado em atrair, converter e encantar clientes. Em algum momento, o universo das Relações Públicas passou a compreender que essa estratégia seria muito bem utilizada em sua área de atuação, surgindo assim o Inbound PR.

O Inbound PR é uma maneira tecnológica de olhar como as pessoas estão consumindo informações, tendo como principais objetivos gerar negócios utilizando as vertentes de RP, marketing, tecnologia e vendas para trabalhar os conteúdos da marca ou negócio direcionados aos interesses e necessidades dos seus públicos-alvo.

É importante considerar que a tendência das pessoas é a de acreditar mais no que é dito sobre uma determinada marca do que o que é dito pela própria marca.

No marketing o acompanhamento geralmente está focado em redes sociais e blogs, mas em PR, contamos com o monitoramento de mídias tradicionais como jornais, revistas, sites, rádio e TV.

Como as relações públicas e o inbound marketing se unem para atingir resultados e viabilizar o Inbound PR?

As relações públicas e o inbound marketing têm um objetivo comum: construir relacionamentos confiáveis ​​com as pessoas certas, na hora certa, usando conteúdo especificamente adaptado aos seus interesses e necessidades. E para que isso aconteça , essas duas potências precisam se unir para ajudar uma à outra.

Dentre várias, podemos citar 4 boas práticas que unem as relações públicas e o inbound marketing para atingir seus objetivos comuns:

Listas de mídia

Usar o inbound marketing para construir uma lista de mídia de jornalistas, blogueiros, editores e influenciadores de mídia social é o primeiro passo para implementar o inbound PR. As personas da mídia e as jornadas devem ser criadas da mesma forma que as buyer personas. Este processo possibilita a construção de um relacionamento bem-sucedido com os players e ajuda a atingir objetivos de mídia.

Link Building

Todo mundo quer aparecer na primeira página de resultados de pesquisa do Google – que é parcialmente alcançado por autoridade de domínio e backlinks. Mas, criar oportunidades de link building não é tão fácil quanto parece. É preciso encontrar oportunidades de backlink em sites de qualidade em que o Google confia para aumentar sua classificação de SEO. Dessa forma, a marca conquista a credibilidade e a exposição para novos – e interessados – públicos.

Blogging

Contribuições de visitantes em blogs confiáveis ​​do setor são ótimas maneiras de gerar relações públicas positivas. Mas como achar esse tipo de oportunidade? É preciso pesquisar, encontrar a parceria certa, conteúdo de qualidade e construir um relacionamento com os autores de blogs do setor. As estratégias de Inbound PR são essenciais para a construção.

Liderança de pensamento

Em uma época em que a voz e a opinião do cliente são mais importantes – e compartilhadas -, encontrar oportunidades de colocar o conhecimento de sua equipe sob os olhos de seu cliente, fornecendo conteúdo de qualidade, é uma ótima maneira de fortalecer esse relacionamento. Sem mencionar que também pode levar a uma melhor credibilidade, possíveis relacionamentos com influenciadores e talvez até mesmo um backlink ou dois.

A Boxnet pode ajudar a melhorar sua estratégia de Inbound PR. Temos a expertise necessária para apresentar com rapidez e confiabilidade dados sobre sua marca, seus consumidores, ajudando a ver o quanto sua autoridade e a credibilidade dos negócios estão crescendo. Transforme com a gente! Preencha o formulário de contato e vamos conversar.

Compartilhe:

Jéssica Dias Synthes

Sobre o autor

Analista de Conteúdo e Clientes Pleno na Boxnet. Pós-graduanda no curso de especialização em Big Data e Comunicação, bacharela em Comunicação Social - Jornalismo e Tecnóloga em Design Gráfico. Experiências anteriores em Comunicação Interna, Marketing Digital e Assessoria de Imprensa.

Posts relacionados
Inteligência de dados e a...

Lidar com grande volume de dados têm sido um dos principais desafios das...

Leia mais >
Injusto, imperfeito e...

O mundo que conhecemos é assim: injusto, imperfeito e ilógico. Podemos não...

Leia mais >

Entre em contato

Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.