Última atualização: 1 de fevereiro de 2021
Tempo de leitura: 7 min
Vivemos cercados de informações, o tempo todo recebemos centenas delas. Usá-las para criar narrativas com objetivos comerciais é um caminho inteligente a seguir. Para encontrar histórias em dados é preciso coletar, filtrar, limpar e combinar de maneira criativa formas de comparar diferenças, encontrar mudanças e examinar relacionamentos. Este é o conceito geral do Data Storytelling
Esse é um exercício que envolve análise de dados por diferentes ângulos, experimentação, estudo e avaliação de alternativas. Essa etapa é onde investimos a maior parte de nosso tempo – elaborar uma excelente história – e, com base nela, tomar decisões assertivas.
Esse conteúdo bruto, que costuma a resultar em milhões de linhas, pode ser transformado em um único relato. É muito mais fácil entender o que está acontecendo por meio de uma história. Estudiosos afirmam que os dados podem mostrar o que está acontecendo, mas a história revela a causa.
Não há maneira mais rápida de perder o engajamento do público do que não apresentar seus dados de uma forma que possa ser compreendida por todos na sala. Esse desafio ficou ainda maior depois da pandemia: a fadiga da tela, causada pelo trabalho remoto, significa que é preciso ser ainda mais efetivo ao elaborar as comunicações.
Táticas envolventes como ‘revelações progressivas’ podem ajudar a chamar a atenção do público para uma história de dados:
Em vez de apresentar uma conclusão singular, os métodos de narrativa de dados devem encorajar uma conversa mais ampla e aberta sobre o que os insights de dados estão dizendo.
A análise de autoatendimento e as ferramentas de BI modernas não transformam as pessoas para o Data Storytelling. Em vez disso, são necessárias educação e uma nova abordagem para promover uma cultura de dados dentro das organizações.
De cima para baixo, na maioria das vezes, os principais interessados não entendem totalmente o poder potencial da narrativa de dados e, mais importante, o que ela pode e não pode fazer. Existe um pensamento comum de que dados são iguais a fatos.
Em vez disso, deve haver uma mudança de mentalidade em direção aos dados como fonte de informação e visão a partir da qual as opiniões são feitas.
A narrativa de dados deve fazer parte da cultura de uma organização. As pessoas não podem converter descobertas em percepções valiosas, a menos que entendam as habilidades necessárias para se comunicar com dados ou, em suma, como contar uma história.
Se um insight de dados não é compreendido e não é convincente, ele morre no local e ninguém agirá sobre ele.
Usamos dados para encontrar e compartilhar ideias para persuadir, informar e promover mudanças. Ter uma pilha completa de coleta, armazenamento, processamento e análise de dados é inútil o negócio não souber como usar esses dados para conversar ou tomar decisões. O Data Storytelling transforma dados de campos neutros em um banco de dados em opiniões, argumentos e percepções.
Somente elevando a cultura de dados e educando a alfabetização digital em todos os setores, permitiremos que os indivíduos façam uma narrativa de dados mais envolvente e significativa e, por sua vez, obteremos um melhor ROI – retorno sobre o investimento.
“Os números têm uma história importante para contar. Eles confiam em você para lhes dar uma voz clara e convincente. ”
Stephen Few, especialista em visualização de dados
Na Boxnet dados criam histórias! Através do nosso sistema de monitoramento, é possível analisar, visualizar e compartilhar conteúdos rapidamente. Além disso, dispomos de metodologias que podem transformar essas informações, criando contexto e a fazendo conexões importantes de formas simples e objetivas. Venha construir essa história com a gente. Entre em contato!
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