Data Storytelling: Contando histórias com dados

Última atualização: 1 de fevereiro de 2021
Tempo de leitura: 7 min

Vivemos cercados de informações, o tempo todo recebemos centenas delas. Usá-las para criar narrativas com objetivos comerciais é um caminho inteligente a seguir. Para encontrar histórias em dados é preciso coletar, filtrar, limpar e combinar de maneira criativa formas de comparar diferenças, encontrar mudanças e examinar relacionamentos. Este é o conceito geral do Data Storytelling

Esse é um exercício que envolve análise de dados por diferentes ângulos, experimentação, estudo e avaliação de alternativas. Essa etapa é onde investimos a maior parte de nosso tempo – elaborar uma excelente história – e, com base nela, tomar decisões assertivas.

Esse conteúdo bruto, que costuma a resultar em milhões de linhas, pode ser transformado em um único relato. É muito mais fácil entender o que está acontecendo por meio de uma história. Estudiosos afirmam que os dados podem mostrar o que está acontecendo, mas a história revela a causa.

Visualizando sua história com Data Storytelling

Não há maneira mais rápida de perder o engajamento do público do que não apresentar seus dados de uma forma que possa ser compreendida por todos na sala. Esse desafio ficou ainda maior depois da pandemia: a fadiga da tela, causada pelo trabalho remoto, significa que é preciso ser ainda mais efetivo ao elaborar as comunicações.

Táticas envolventes como ‘revelações progressivas’ podem ajudar a chamar a atenção do público para uma história de dados:

  • Mostre e explique um eixo por vez;
  • Adicione cor para mostrar diferentes categorias;
  • Considere adicionar animações para mostrar as mudanças ao longo do tempo.

Em vez de apresentar uma conclusão singular, os métodos de narrativa de dados devem encorajar uma conversa mais ampla e aberta sobre o que os insights de dados estão dizendo.

Conversão de análises em insights

A análise de autoatendimento e as ferramentas de BI modernas não transformam as pessoas para o Data Storytelling. Em vez disso, são necessárias educação e uma nova abordagem para promover uma cultura de dados dentro das organizações.

De cima para baixo, na maioria das vezes, os principais interessados ​​não entendem totalmente o poder potencial da narrativa de dados e, mais importante, o que ela pode e não pode fazer. Existe um pensamento comum de que dados são iguais a fatos.

Em vez disso, deve haver uma mudança de mentalidade em direção aos dados como fonte de informação e visão a partir da qual as opiniões são feitas.

A narrativa de dados deve fazer parte da cultura de uma organização. As pessoas não podem converter descobertas em percepções valiosas, a menos que entendam as habilidades necessárias para se comunicar com dados ou, em suma, como contar uma história.

Se um insight de dados não é compreendido e não é convincente, ele morre no local e ninguém agirá sobre ele.

Data Storytelling: Falando a linguagem dos dados

Usamos dados para encontrar e compartilhar ideias para persuadir, informar e promover mudanças. Ter uma pilha completa de coleta, armazenamento, processamento e análise de dados é inútil o negócio não souber como usar esses dados para conversar ou tomar decisões. O Data Storytelling transforma dados de campos neutros em um banco de dados em opiniões, argumentos e percepções.

Somente elevando a cultura de dados e educando a alfabetização digital em todos os setores, permitiremos que os indivíduos façam uma narrativa de dados mais envolvente e significativa e, por sua vez, obteremos um melhor ROI – retorno sobre o investimento.

“Os números têm uma história importante para contar. Eles confiam em você para lhes dar uma voz clara e convincente. ”

Stephen Few, especialista em visualização de dados

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Na Boxnet dados criam histórias! Através do nosso sistema de monitoramento, é possível analisar, visualizar e compartilhar conteúdos rapidamente. Além disso, dispomos de metodologias que podem transformar essas informações, criando contexto e a fazendo conexões importantes de formas simples e objetivas. Venha construir essa história com a gente. Entre em contato!

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Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

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