Data Driven: métodos, técnicas e inteligência analítica
Tempo de leitura: 4 min

Implantar a Cultura Data Driven dentro das empresas apresenta muitos desafios. O evento Data Driven Decision, parceria entre a Boxnet e a Layer Up, realizado no primeiro semestre de 2021 abordou diversos pontos e insights interessantes sobre esse processo dentro das organizações.

Contudo, a Jornada Data Driven se faz necessário muito tempo e aprendizagem. Por isso, ambas as empresas uniram forças novamente para debater o assunto em uma mesa-redonda com especialistas da área, promovendo novas discussões e gerando novas percepções sobre o tema.

Reserve em sua agenda o dia 22/09, às 19h, e aprenda a aplicar a eficiência dos dados no dia a dia da sua equipe. Se inscreva e fique por dentro!

Inteligência Analítica

A Era Digital tornou possível com que toneladas de informações fossem produzidas diariamente. Filtrar, gerenciar e entender esses dados é de suma importância para ter sucesso com seu negócio.   

A Inteligência Analítica é uma das principais técnicas utilizadas para transformar esse vasto universo de números e informações em dados úteis para as empresas. Catalogar toda essa quantidade de dados requer muita tecnologia, mas também muito estudo e prática.

Mapeamento de oportunidades

Muitas empresas possuem banco de dados com boas informações, mas não utilizam todo o potencial presente ali. Uma boa análise permite explorar as necessidades e realidade da empresa tanto no ambiente interno como no ambiente externo.

Investigar todas as nuances por trás dos dados é conhecer verdadeiramente o mercado no qual sua empresa está inserida. Quais são as oportunidades no curto prazo? Quais possibilidades com maiores chances de sucesso? As probabilidades de um cenário concretizar?

Essas e outras perguntas são fundamentais quando falamos em inteligência analítica. O grande benefício desse método é saber fazer as perguntas pertinentes, pois as respostas estão ali, só não foram desvendadas ainda.

Aplicações da Inteligência Analítica

Antes de mais nada, tomar decisões baseadas em dados deve atingir todos os pontos e colaboradores da empresa. Quando as estratégias estão sendo postas em prática depois dos dados terem passado por modelos descritivos, prescritivos e preditivos, sua mensuração fica mais fácil de ser notada.

Esses modelos têm características diferentes e são complementares. Podemos dizer que os relatórios preditivos estão em alta. Essa técnica leva em consideração o uso de algoritmos e máquinas para, através de dados históricos, determinar as probabilidades de eventos futuros.

A análise prescritiva auxilia a determinar o que fazer depois de avaliados os cenários previstos, enquanto que a análise descritiva ajuda e entender o que aconteceu e os motivos.

Muitas áreas de negócio podem ser beneficiadas quando essas técnicas são aplicadas, como: Recursos Humanos, Marketing, Vendas, Logística.

Data Storytelling

Uma técnica bastante utilizada em estratégias de marketing de conteúdo é o Data Storytelling, ou contar histórias através de dados.

Quem faz utilização desse método conduz uma narrativa baseada em informações coletadas e apresenta para seu cliente/consumidor uma forma agradável e acessível de tomar suas decisões. Elementos visuais como gráficos e tabelas prendem a atenção do leitor e tornam o processo mais atraente.

Inteligência Artificial voltada para análises

A evolução tecnológica trouxe muitos benefícios para a humanidade e a criação da inteligência artificial foi uma delas. Com o número crescente de informações produzidas pelo ser humano, somos incapazes de processar e gerenciar esse volume de dados.

Logo, começamos a precisar da ajuda de máquinas para que esse processo pudesse ser mais eficaz. Com isso, começamos a ensinar a máquina (Machine Learning) a verificar padrões e produzir relatórios com maior rapidez, mas mantendo valor nos insights.

Leia mais:

Compartilhe:

Kleber Vinícius De Abreu dos Reis

Sobre o autor

Analista de Conteúdo e de Taxonomias na Boxnet. Pós-graduado no curso de Gestão em Marketing e graduação em Comunicação Social - Jornalismo. Viciado em estatísticas nos Esportes.

Posts relacionados
Insights-as-a-Service: a...

Insights-as-a-serviceA utilização de dados para a tomada de decisões...

Leia mais >
Dados não...

A influência das análises de dados na nossa vida cresce de forma...

Leia mais >

Entre em contato

Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.