O futuro da análise de dados: tecnologia e preparo

Última atualização: 25 de junho de 2020
Tempo de leitura: 3 min

O estudo de dados faz parte da transformação digital das empresas. Com o número crescente de informações circulando nos meios digitais, estar por dentro desse mundo e compreender suas características são vitais para o futuro da análise de dados em qualquer tipo de negócio.

Contudo, esse campo da ciência de dados ainda é pouco explorado no ambiente corporativo. Mesmo em posse de toneladas de informações sobre clientes e consumidores, muitas vezes faltam relatórios capazes de traduzir esse volume de elementos em conceitos mais palpáveis ou decisões mais assertivas.

Tendências para o futuro dos dados

Antes de mais nada, precisamos ter em mente que o futuro das empresas passa por conseguir gerar e analisar os melhores e mais diversificados tipos de insights baseados no tratamento de dados. O volume de dados disponíveis nos dias de hoje proporciona uma série de desafios, porém, eles passam pelo uso correto das ferramentas existentes e daquelas que ainda serão inventadas.

Quando revisitamos a história da humanidade, desde o Paleolítico, o uso de tecnologia ajudou a alavancar a espécie e gerar desenvolvimento. Foi assim com o fogo, com a roda, a energia elétrica, exemplos não faltam para ilustrar esse pensamento.

Nos dias de hoje, solucionar a equação envolvendo o Big Data é vital para os próximos passos. Com o escalonamento na produção de dados, os primeiros movimentos para coletar e refinar foram os investimentos em Inteligência Artificial e Machine Learning. Outras tecnologias analíticas também fazem parte do funcionamento de como enxergar o Big Data como aliado e não como o antagonista do crescimento.

 Inteligência Artificial e a apresentação de soluções

Já tem algum tempo que a inteligência artificial deixou de ser um elemento de narrativas futuristas. Presente em nosso dia-a-dia, a IA recolhe e cataloga uma série de informações importantes sobre o perfil das pessoas. Um exemplo claro são as plataformas de streaming, onde observamos recomendações de músicas, filmes e seriados baseado no comportamento e interesse do personagem do outro lado da tela, seja um televisor, um smartphone, tablet, não importa.

Um grande erro por parte de boa parte do público é tratar essa tecnologia como algo assustador, quando via de regra, ela está estabelecida para ser um suporte de como gerar e conseguir melhores resultados.

A cultura digital e o futuro nas empresas

Tão importante quanto as tecnologias, o desenvolvimento de uma cultura digital é fundamental para o futuro da análise de dados. Equipes orientadas para tomar decisões baseadas em dados terão um maior leque de oportunidades de escolher as opções mais assertivas. Ter ao seu alcance uma série de técnicas avançadas para projetar, modelar e executar estratégias mais pertinentes aos desafios encontrados em seu segmento.

Trabalhar todas as camadas da empresa para abraçar os dados, fazer uso, reconhecer suas ferramentas, seus benefícios, são de cunho vital para a transformação e caminhada rumo ao novo.

Compartilhe:

Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

Posts relacionados
A cultura data driven é uma...

Uma cultura orientada a dados - data driven - diz respeito aos comportamentos...

Leia mais >

Entre em contato

Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.