Jornada Data Driven, por onde começar?

Última atualização: 10 de setembro de 2021
Tempo de leitura: 6 min

Tomar decisões orientado por dados apresentam muitos benefícios às empresas que já adotaram a cultura Data Driven. O evento Jornada Data Driven Decision, parceria entre a Boxnet e a Layer Up, realizado no primeiro semestre de 2021 abordou diversos pontos e insights interessantes sobre esse processo dentro das organizações.

Contudo, a Jornada Data Driven se faz necessário muito tempo e aprendizagem. Por isso, ambas as empresas uniram forças novamente para debater o assunto em uma mesa-redonda com especialistas da área, promovendo novas discussões e gerando novas percepções sobre o tema.

Reserve em sua agenda o dia 22/09, às 19h, e aprenda a aplicar a eficiência dos dados no dia a dia da sua equipe. Se inscreva e fique por dentro!

Big Data e o universo de informações

O avanço da tecnologia promoveu a geração de um grande volume de informações. E essa massa de dados está cada vez maior. Pesquisas indicam que a produção de dados pelas pessoas está na casa dos petabytes, e tudo aponta para um crescimento exponencial graças a, entre outras coisas, novidades no segmento de eletrônicos.

A indústria consegue atualizar processadores ou inovar com novos elementos, aumentando a capacidade e velocidade com que as informações circulam na internet. O smartphone contempla em um único dispositivo diversas funcionalidades que o tornam o centro da cultura no século XXI.

Você tem interesse em assistir um vídeo? Acesse seu smartphone. Gostaria de registrar um momento através de uma foto? Smartphone novamente. Quer se comunicar com alguém através de áudio ou texto? Aplicativos nos smartphones permitem essa conversa.

Todas essas ações implicam na geração de dados, dos mais variados tipos e extensões. Esses conjuntos de dados ainda podem ser classificados como estruturados, semiestruturados e não-estruturados. Enfim, um vasto universo a ser explorado pelas empresas para aumentar receitas, conseguir melhores resultados de suas ações estratégicas, mapear o mercado e a concorrência.

A dificuldade em lidar com esse universo de elementos torna a vida das empresas mais desafiadora. Coletar e analisar múltiplas informações para transformá-los em ações auxilia na tomada de decisões assertivas, diminuindo os “achismos” dos executivos.

Tomada de Decisões Orientada a Dados

Investir em tecnologia e pessoas para o desenvolvimento de uma cultura Data Driven é vital para estar preparado para mudanças rápidas e inesperadas. Algumas decisões precisam ser tomadas de forma imediata, rápida e eficiente ou os efeitos podem ser dos mais alarmantes e prejudiciais para todo e qualquer tipo de negócio.

Esse é um dos propósitos na tomada de decisão orientada a dados: acelerar a resposta de maneira objetiva, prática, colhendo os melhores resultados possíveis. Exemplos não faltam pelo mundo.

Empresas de streaming e de varejo fazem uso de modelos preditivos, Inteligência Artificial e Machine Learning para identificar quais serão demandas sazonais de seus clientes. Essas ferramentas analisam todas as ações pregressas de comportamento no uso de plataformas e indicam quais outros produtos também podem contribuir para uma melhor experiência do consumidor.

Boas ferramentas de análise e profissionais qualificados dentro dessa cultura de dados são importantes e facilitam a geração de lucratividade. Profissionais de RH podem identificar como melhorar a retenção de talentos, a equipe de marketing consegue ter insights sobre como aumentar as conversões pelo tráfego no site.

Não perca a chance de adotar métodos e técnicas para melhores os resultados de sua empresa!!

Leia mais: Vem aí o DDD: a jornada Data Driven Decision

Leia também: Cultura Data Driven: por que ela é tão necessária?

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Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

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