Computação em Nuvem: Tecnologia à serviço dos dados

Última atualização: 8 de setembro de 2021
Tempo de leitura: 3 min

Com a tecnologia evoluindo e o acesso cada vez maior a um volume de informações, muitas empresas adotaram o cloud computing para o gerenciamento desses dados. A computação em nuvem apresenta vantagens competitivas como redução de custos e maior agilidade na entrega de soluções.

Como qualquer sistema e tecnologia, a nuvem tende a apresentar importantes aspectos de crescimento e desenvolvimento. O aumento da capacidade de armazenamento e a adequação à LGPD certamente são pontos fundamentais a serem explorados pelas empresas fornecedoras, bem como o a segurança dos dados.

Existem três tipos de nuvem: pública, privada e híbrida. Cada uma delas tem benefícios próprios e encaixam-se de maneiras diferentes com o modelo de negócio das empresas.

Nuvem Pública

Entre os tipos de nuvem, o modelo mais comum é a nuvem pública. Este modelo apresenta como benefícios: escalabilidade ilimitada, disponibilidade, custos controláveis, confiabilidade. Isso quer dizer que por um custo acessível, um aumento de demanda e armazenamento de dados não impacta em novas aquisições para atualização de infraestrutura.

Embora apresente bons benefícios, também há desvantagens, entre elas a divisão de recursos da nuvem com outras empresas e suporte menos próximo.

Nuvem privada

Um modelo bem procurado por multinacionais é a nuvem privada, quando os serviços e a infraestrutura de computação são hospedados em Data Center próprio.

Com os mesmos benefícios da nuvem pública – escalabilidade ilimitada, disponibilidade, custos controláveis, confiabilidade –  a nuvem privada apresenta um nível maior de segurança, sendo muito indicada para tratamento de dados sigilosos, tais quais dados bancários, por exemplo.

Com a LGPD, a nuvem privada será uma ferramenta importante na adequação às normas e regulamentações, uma vez que implementar novas tecnologias de maneira escalável é uma das diretrizes da nuvem.

Nuvem Híbrida

A Nuvem Híbrida é um ambiente que engloba nuvens públicas e privadas, permitindo que os dados e aplicativos sejam compartilhados entre elas, pois é a combinação do espaço público com a área privada.

O benefício de usar o ambiente híbrido é a segurança, pois a empresa não precisa expor todos os seus sistemas ou dados para acesso público. Ela é uma estratégia para corporações que querem expor parte das suas informações e, ao mesmo tempo, continuar combinando todas as vantagens de privacidade e customização da nuvem privada, com as reduções de custos e flexibilidades da nuvem pública.

Computação em nuvem nos dias atuais

Ainda em dúvida sobre a importância e utilidades do cloud computing? Saiba que os serviços de streaming para ouvir músicas e assistir filmes são exemplos perfeitos de como funcionam essa tecnologia. Não existe a necessidade do usuário executar download para utilização, basta ter acesso à internet e pronto, você já entrou em contato com a informação desejada.

As grandes empresas de tecnologia também fazem uso da nuvem. Todos os documentos editáveis que usamos hoje só foram possíveis por conta da estrutura de funcionamento da computação em nuvem, onde podemos conectar dispositivos como notebooks, desktops, smartphones ou tablets à um servidor a quilômetros de distância.

O trabalho remoto só foi possível e teve imenso sucesso durante a pandemia do coronavírus pelo fato da computação em nuvem possibilitar com que quaisquer colaboradores, funcionários, executivos tivessem acesso aos documentos e dados da empresa mesmo longe do prédio principal.

Compartilhe:

Jéssica Dias Synthes

Sobre o autor

Coordenadora de Análise de dados na Boxnet. Pós-graduada no curso de especialização em Big Data e Comunicação, bacharela em Comunicação Social - Jornalismo e Tecnóloga em Design Gráfico. Especialista em Comunicação Interna, Marketing Digital e Assessoria de Imprensa.

Entre em contato

Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.