Cultura Data Driven: desafios para implantação nas empresas
Tempo de leitura: 5 min

Implantar a Cultura Data Driven dentro das empresas apresenta muitos desafios. O evento Data Driven Decision, parceria entre a Boxnet e a Layer Up, realizado no primeiro semestre de 2021 abordou diversos pontos e insights interessantes sobre esse processo dentro das organizações.

Contudo, a Jornada Data Driven se faz necessário muito tempo e aprendizagem. Por isso, ambas as empresas uniram forças novamente para debater o assunto em uma mesa-redonda com especialistas da área, promovendo novas discussões e gerando novas percepções sobre o tema.

Reserve em sua agenda o dia 22/09, às 19h, e aprenda a aplicar a eficiência dos dados no dia a dia da sua equipe. Se inscreva e fique por dentro!

Principais Desafios para implantar a Cultura Data Driven

Ruptura dos processos tradicionais

Tomar decisões orientado por dados é o centro da cultura Data Driven. Por muitos anos, diversas empresas nortearam suas estratégias de negócio por convicções de seus executivos ou “achismos” em torno do que pode dar certo.

Entretanto, esse método nada científico contém dificuldades de mensuração para avaliar os aspectos positivos e negativos dos planos de ação a serem adotados. Além disso, o grande volume de informações disponíveis inviabiliza o argumento de que a intuição é um bom balizador de ideias.

Equipe Qualificada

Outro desafio aparente para as empresas é capacitar a mão de obra para trabalhar com dados. Coletar e analisar as informações importantes para gerar os valiosos insights requer muito investimento em tecnologia, treinamento e pessoal.

Equipes multidisciplinares e autônomas para tomar decisões agilizam todo o processo para promover essa nova cultura organizacional, bem como desenvolver a capacidade analítica em interpretar, documentar, e catalogar os dados oriundos dos meios nos quais as fontes de dados existem: e-mails, conversas por aplicativos, documentos de contrato, entre outros.

Democratização de dados e integração com outras áreas

Mais do que ser orientado a dados, a metodologia Driven estimula os iniciados a fazer as perguntas certas. Integrar todas as equipes dentro da empresa, de modo que todos os colaboradores compreendam o vocabulário utilizado passa a ser fundamental.

As equipes analíticas precisam estar em sintonia fina com todos os profissionais para desenvolver decisões estratégicas do negócio de modo mais inteligente, assertivo, prático e eficiente. Quando existe o alinhamento de conhecimento e conteúdo do que os dados são capazes, fica mais fácil contribuir e solucionar as demandas e superar os desafios diários.

Identificação de vieses

Por muitas vezes, nos deparamos com diversas opções para seguir um caminho. Aplicativos de transporte, utilizando dados, permitem que escolhamos a opção mais curta, mais econômica ou mais rápida.

Conseguir aplicar de maneira astuta métodos e mecanismos para tomar as boas decisões implica na identificação de tendências, entendimento do que os dados apontam e selecionar o melhor plano possível para o momento.

Cultura Data Driven

Alterar uma cultura organizacional é algo complexo. Contudo, perceber a importância dos números e da lógica acaba por dar novas percepções sobre como as empresas devem decidir seus próximos passos.

Modelos preditivos auxiliam a enxergar possíveis desdobramentos de uma condição vista meses ou anos antes. Esse relatório permite com que você esteja mais preparado, pois os dados já informaram que aquilo poderia acontecer. Pense da seguinte forma: se você sabe que vai chover, você pega um guarda-chuvas, certo?

É exatamente isso que a Cultura Data Driven vai promover para as empresas: tomar as melhores decisões plausíveis depois de análises detalhadas de uma série de dados, para garantir os melhores resultados possíveis.

Não perca a chance de adotar métodos e técnicas para melhores os resultados de sua empresa!!

Leia mais:

Compartilhe:

Kleber Vinícius De Abreu dos Reis

Sobre o autor

Analista de Conteúdo e de Taxonomias na Boxnet. Pós-graduado no curso de Gestão em Marketing e graduação em Comunicação Social - Jornalismo. Viciado em estatísticas nos Esportes.

Posts relacionados
Data driven: vale a pena...

Hoje é o nosso último post de esquenta para o pós evento "DDD: a jornada...

Leia mais >
Data Driven: métodos,...

Implantar a Cultura Data Driven dentro das empresas apresenta muitos desafios....

Leia mais >

Entre em contato

Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.