Transformação Digital

Última atualização: 1 de maio de 2024
Tempo de leitura: 3 min

Transformação Digital é um termo que vem ganhando a atenção de grandes empresas que utilizam tecnologias digitais em seu dia a dia. O processo de transformação digital é o que as empresas realizam para solucionar problemas tradicionais, tais como: produtividade, agilidade, eficácia e quedas no engajamento.

Há quem pense que se trata apenas de um esforço de TI, mas na verdade, isso envolve uma mudança estrutural nas organizações, introduzindo conceitos para o futuro. Por essa razão, é de extrema importância que as empresas compreendam e se atentem no verdadeiro significado dessa transformação. 

Por que a transformação digital é de importância para as marcas?

Na nova era digital, observamos mudanças constantes no mercado. Novas tecnologias, modelos de negócios e hábitos de consumo surgem regularmente. As grandes empresas devem estudar, compreender e acompanhar essas transformações para se manterem no topo, sempre com sua vantagem competitiva.

Antes da era digital, os consumidores eram mais influenciados por anúncios de TV, outdoors e rádio. Hoje em dia, a transformação digital trouxe mudanças na forma como as informações são consumidas e compartilhadas. 

O conteúdo de cada marca se adapta às características da empresa, proporcionando uma outra maneira de vender um produto e colocando o consumidor no centro. Isso inclui até mesmo a utilização de influenciadores digitais em suas redes sociais. 

A inovação é um pilar muito importante para a adaptação de processos e estratégias no cenário atual. A análise de dados concretos ajuda na criação de soluções que atendam às necessidades do público em geral, sendo de extrema importância focar para a experiência do cliente.

Além disso, a digitalização de processos contribui para uma redução significativa de custos nas empresas, tais como: armazenamento de dados, comunicação entre as equipes, infraestrutura e manutenção, além da compra de materiais de escritório. 

A automação de tarefas repetitivas pode reduzir falhas e a necessidade de retrabalho por parte dos funcionários, o que também pode contribuir para a otimização dos recursos financeiros e na melhoria do fluxo de trabalho, resultando em uma entrega melhor aos consumidores. 

Uma pesquisa, segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), mostra que em 90% dos lares brasileiros há acesso à internet, facilitando a presença digital do público-alvo e incentivando o crescimento das empresas no ambiente online. Estimulando a inovação e a criatividade, desafiando a necessidade de transformação digital para as empresas. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é box360-logo.webp

Conheça o BOX360º – Uma nova experiência em análise de dados

Compartilhe:

Isabella Gaino

Sobre o autor

Posts relacionados
RPA: automação robótica de...

A automação robótica de processos (RPA) é uma tecnologia que imita a...

Leia mais >
Transformação analítica e...

Foi decretado o fim da gambiarra digital. A transformação analítica que há...

Leia mais >

Entre em contato

Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.