Análises de dados: os motores da competitividade
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Quando falamos sobre os benefícios e eficácia das análises de dados para o bom desempenho dos negócios, às vezes essas vantagens parecem um pouco distantes da realidade, contudo, esses dados têm se tornado primordiais para impulsionador a competitividade e a assertividade na tomada de decisões.

Um relatório da Forrester Research, com base em uma pesquisa com líderes empresariais na América do Norte e na Europa, aponta que “as empresas hoje estão sentadas em uma mina de ouro inexplorada – seus dados – e estão procurando usá-los para transformar suas atividades”.

Entre as companhias participantes do levantamento, 89% veem uma oportunidade significativa de gerar valor de negócios melhorando os produtos e serviços existentes por meio análise de dados. Mais de 90% dos entrevistados estão planejando, implementando ou expandindo a tomada de decisão baseada em dados em todos os níveis de seus empreendimentos.

Afirmando que as empresas estão prestes a perceber o valor comercial dos dados como nunca antes, o relatório mostra ainda que é preciso garantir que as iniciativas e ferramentas que supram as equipes de dados estão sendo priorizadas. Essas ferramentas devem ser baseadas em “plataformas integradas que abrangem todo o cenário analítico e ciência de dados”.

O valor das análises de dados

Tomada de decisões orientada à análises de dados

As empresas podem utilizar os insights que obtêm das análises para fundamentar suas decisões levando, consequentemente, a melhores resultados.

A análise de dados elimina muitas das suposições do planejamento. Além disso, é possível também tratar continuamente novos dados para atualizações da compreensão conforme as condições mudam.

Eficiência de marketing

Quando você entende melhor o seu público, pode comercializar para eles de forma mais eficaz. A análise de dados também fornece insights úteis sobre o desempenho das campanhas, para que possam ser ajustadas para obter os resultados ideais.

É possível utilizar essas informações para ajustar os critérios de segmentação, ou usá-las para desenvolver mensagens e criativos diferentes para segmentos diferentes. Melhorar os resultados de segmentação resulta em mais conversões e menor desperdício de anúncios.

Atendimento ao cliente

A análise de dados fornece insights sobre os clientes, permitindo a adaptação do atendimento de acordo com as necessidades da audiência, fornecendo mais personalização e construindo relacionamentos mais fortes.

Os dados podem revelar informações sobre as preferências de comunicação dos usuários, seus interesses, suas preocupações e muito mais. Ter uma localização central para esses dados também garante que toda a equipe de atendimento ao cliente, bem como suas equipes de vendas e marketing, estejam na mesma página.

Produtividade operacional

A análise de dados otimiza processos, economiza dinheiro e aumenta os resultados financeiros dos negócios. Quando se compreende melhor o que o público quer, as equipes perdem menos tempo criando anúncios e conteúdo que não correspondem aos interesses da audiência.

Isso significa menos dinheiro desperdiçado, bem como melhores resultados de campanhas e estratégias de conteúdo. Além de reduzir os custos, a análise também pode aumentar a receita por meio de conversões, anúncios ou assinaturas.

O que os dados dizem sobre o seu negócio?

Os dados podem ajudar as empresas a entender melhor seus clientes, melhorar suas campanhas publicitárias, personalizar seu conteúdo e melhorar seus resultados financeiros. As vantagens dos dados são muitas, mas você não pode acessar esses benefícios sem as ferramentas e processos adequados de análise de dados. Embora os dados brutos tenham muito potencial, você precisa da análise de dados para liberar o poder de expandir seus negócios.

A Boxnet possuí tecnologia para ajudar sua organização a explorar suas próprias “minas de ouro” de dados, focando em análises quantitativas e qualitativas através de monitoramento e relatórios. Entre em contato e venha transformar com a gente!

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Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

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